Claudie Dunin

VIDA DE PROTETOR

CLAUDIE DUNIN – em memória
SOZED – Sociedade Zoófila Educativa
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Escrito em 30 de novembro de 2002

Mulher bonita, elegante, iluminada… O sotaque e a loirice dos cabelos denunciavam sua origem européia. Mas o coração… era brasileiro. A vida?  Dedicada à causa dos animais. Médica veterinária especial, deixou de lado prontuários, bisturis e termômetros para lutar por melhores condições de vida para eles. E lutou. Muito… até seus últimos dias. Mesmo ainda quando a doença, nos últimos anos, tentava lhe minar as forças.

Mulher de coragem. Trouxe para o Brasil a primeira pistola de dardo cativo, para que os bois não sofressem tanto no momento do abate. Na faculdade, escondia e libertava cães e outros animais, para evitar que sofressem nas práticas e nas mãos de professores e colegas. Lutou sempre contra a vivissecção.

Mulher idealista. Entendia que a educação era o alvo. Era preciso mudar a percepção e as atitudes das pessoas com relação aos animais. Foi aí que fundou a SOZED – Sociedade Zoófila Educativa. Acreditava que ensinando às pessoas a amar os animais poderia, enfim, melhorar a vida deles. Seu primeiro projeto – “Patrulheiro Mirim” – levou milhares de crianças a participarem ativamente da causa animal.

Mulher inteligente. Mulher guerreira. O coração tão grande! Os sentimentos tão puros, tão profundos! Com sua vida, muitas sementes foram plantadas, muitos ensinamentos passados… sobre amor, compaixão, solidariedade…

Obrigada, Claudie, pelas lições que nos deixou!

 -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Claudie foi a fundadora da SOZED – Sociedade Zoófila Educativa, com sede inicialmente em São Paulo, depois transferida para o Rio de Janeiro. Claudie presidiu a SOZED desde sua fundação até pouco antes de sua morte em 2002.

Este texto é de autoria de Mariângela de Almeida e Souza e foi lido pela autora na Igreja de São Francisco de Assis, durante a missa em homenagem à Claudie no Rio de Janeiro.

 

Anúncios