Como agir no desaparecimento do seu animal

O desaparecimento de cães ou gatos provoca angústia e sofrimento para muitas pessoas que passam por esse problema, que é mais comum do que se pensa. Algumas dicas podem ajudar e muito a vida dos proprietários na árdua missão de reencontrar seus animais.

Passo a passo:

1. A primeira coisa a fazer é procurar o cão ou o gato pelas redondezas e pedir informações para as pessoas que possam ter visto o animal perdido.

2. Entre em contato com todas as clínicas veterinárias do bairro. Muitas pessoas que encontram animais desaparecidos levam os mesmos para as clínicas, seja para procurar pelo dono ou até mesmo para cuidar do animal.

3. Procure pelo animal no Serviço de Zoonoses da cidade onde mora. Se ele não estiver no local, detalhe suas características e deixe um telefone para contato. Cães e gatos que são tirados da rua ficam até 3 dias no Centro e, se não forem encontrados pelos donos dentro desse prazo, comumente são encaminhados para adoção ou são sacrificados.

4. Coloque cartazes ou faixas em locais bem movimentados de seu bairro: postos de gasolina, áreas comerciais, padarias, supermercados, bancas de jornais, etc. Descreva as características do animal, de preferência coloque uma foto, e deixe um telefone para contato.

5. Prevenção: Coloque uma plaqueta identificadora presa à coleira do seu cão ou no pescoço do seu gato (presa a uma fita elástica), constando seu nome e telefone (você também pode escrever nome e telefone na própria coleira, na parte interna). Esse cuidado pode facilitar, e muito, a localização de animais perdidos.

 
Serviço para Localizar Animais Perdidos

Informações da página: http://www.renad.com.br/page/exemplo_pradsom.asp

Acabamos de fechar as estatísticas de animais perdidos de 2004, em pesquisa feita com 1.800 ocorrências, e os resultados são os seguintes:

– Cães Perdidos COM Identificação: 91% voltam em menos de 48 horas;

– Cães Perdidos SEM Identificação: 41% nunca mais voltam;

– Gatos Perdidos COM Identificação: 62% voltam em até uma semana;

– Gatos Perdidos SEM Identificação: 72% nunca mais voltam.

Nunca deixe seu animal sem Identificação, mesmo que ele fique dentro de casa. Coloque uma plaquinha com o seu telefone. Se quiser uma proteção ainda mais eficiente registre o seu animal no RENAD e obtenha o Sistema de Identificação ID RENAD.

Veja aqui como funciona esse sistema simples, mas eficiente: http://www.renad.vet.br/cgi-local/revendarenad.cgi?6.

O RENAD está com novo serviço para auxiliar donos que perderam seus animais com auxílio de Carro de Som. Estamos atendendo as seguintes cidades: São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e Diadema.

Os resultados são excelentes, desde que a divulgação seja feita até 72 horas após o desaparecimento do animal.

Izabel Dias – Equipe RENAD

 

Anúncios